Se você chegou até este texto é porque você pensa em se casar, correto? Mais do que isso: realizar o seu casamento na praia é um grande sonho. Você não é a única a ter esse desejo. Esse estilo de casamento está cada vez mais em alta entre os casais apaixonados.
Isso porque casar na praia consegue unir muitas vantagens, como um cenário deslumbrante, uma experiência sensorial única aos noivos e convidados, uma comemoração mais intimista e aconchegante e a possibilidade de sair do convencional e realizar uma festa com muito mais personalidade e com a cara dos noivos.
Por isso, preparamos um texto repleto de dicas essenciais para que o seu futuro casamento na praia seja um sucesso e você se lembre do grande momento de sua vida com muito carinho. Está preparada? Então siga com a gente!
1 – Contrate uma assessoria especializada em casamento na praia
Essa é uma dica muito importante. Seja casamento na praia ou em locais mais convencionais, se você quer evitar dores de cabeça e aproveitar ao máximo o seu grande momento, a dica é contratar uma assessoria. Se o seu sonho for se casar na praia, contrate uma empresa especializada em casamento na praia.
Afinal, são muitos os detalhes que os noivos precisam resolver para que tudo ocorra bem antes, durante e depois da festa. Uma assessoria especializada em casamento na praia sabe todos os caminhos que devem ser realizados e aqueles pormenores que só quem é da área e tem experiência nesse tipo de evento conhece. Uma assessoria vai ser o braço direito do casal, resolvendo todo e qualquer mínimo imprevisto, o que irá permitir que o casal possa aproveitar esses momentos junto de seus convidados com mais intensidade e tranquilidade.
Exatamente o que todo noivo e toda noiva deseja no seu grande dia, não é mesmo?
2 – Uma festa mais intimista e com mais qualidade
O casamento na praia tende a ser mais intimista e acolhedor. Nele, os convidados interagem mais entre si, da mesma forma que os noivos conseguem ficar mais próximos de seus familiares e amigos queridos. Isso porque o clima favorece a interação e a quantidade de convidados é, geralmente, menor em relação a outros estilos de casamento.
Com menos convidados, os noivos podem investir mais na qualidade de cada um dos serviços oferecidos na festa, desde o convite, buffet, bebidas, doces, decoração, lembrancinhas – que podem ser personalizadas para cada convidado – e tudo o que a criatividade dos noivos permitir.
Essa maior atenção a cada detalhe torna cada momento da cerimônia e da festa uma experiência única, tanto para o casal quanto para os convidados.
3 – Visite a praia em dias e horários diferentes
É interessante que os noivos consigam visitar a praia escolhida em dias e horários diferentes da semana. Dessa forma, eles conseguem ver a variação de clima, de aglomeração de pessoas e, acima de tudo, se familiarizar com o ambiente. Isso possibilita que os noivos escolham o melhor horário para o casamento e evite contratempos desnecessários no grande dia.
4 – Peça por uma autorização
Para se casar em praias públicas, os noivos precisarão de autorização junto à Prefeitura. Essa parte, entretanto, pode ser pulada caso o casal contrate uma assessoria. Nesse caso, é a assessoria que cuidará do pedido de autorização, permitindo aos noivos ficarem mais atentos aos outros detalhes.
5 – Planeje com antecedência
Especialmente se você mora em uma cidade afastada do litoral, o planejamento com antecedência é extremamente necessário. Isso porque seus convidados precisam reservar alguns dias para que possam comparecer ao casamento. Afinal, isso demanda tempo – é provável que os convidados tenham de passar pelo menos dois dias na cidade escolhida pelo casal.
Além disso, um prazo maior de preparação tornará o processo bem mais tranquilo e as tomadas de decisões podem ser pensadas com mais calma. Por isso, quanto mais tempo os noivos tiverem para organizar o seu casamento na praia, menos contratempos eles terão. Melhor para o casal e também para os convidados.
6 – OS noivos e convidados podem usar roupas mais leves
Uma vantagem de se casar na praia é que as possibilidades durante a cerimônia e a festa são maiores. Isso não é diferente nos trajes tanto dos noivos quanto dos convidados.
O ambiente praiano permite que todos usem roupas mais leves e claras, pois esse estilo combina muito bem com o cenário tropical.
Para a noiva e para as convidadas, além da cor clara e material leve, um tecido com caimento mais fluido é uma boa pedida. Outra mudança possível é no calçado: as sandálias acabam sendo mais escolhidas nesse tipo de casamento, pois oferecem conforto sem esquecer da elegância.
Já para o noivo e para os convidados, um traje feito de linho trará muito mais leveza e comodidade. No calçado, sapatos estilo mocassins são os mais indicados.
Entretanto, o lado bom é que não há uma regra exata. O casamento na praia pode ser personalizado de acordo com as vontades e o sonho de cada casal. E quanto mais o evento tiver a personalidade dos noivos, mais significativa será a experiência.
7 – Maquiagem mais clara para as mulheres é uma opção
Como, em geral, casamentos na praia são realizados durante o dia, a maquiagem das mulheres – incluindo da noiva – pode ser mais clara e leve. Além disso, a utilização de primer para fixar a maquiagem é essencial.
No caso de ser um evento a céu aberto, uma dica legal é a utilização de maquiagens que já venham com protetor solar. Dessa forma, você estará não apenas linda para esse grande dia, como também protegida dos raios solares.
Já para os olhos, sombras de cores leves – cor de pele ou tons claros de azul e rosa – acabam sendo as mais utilizadas. Se você quiser algo mais básico,porém, apenas um delineador, cílios postiços e rímel já são suficientes. Como eu mencionei acima, essa é a grande vantagem do casamento na praia: as possibilidades são enormes. Do simples ao mais elaborado, tudo cabe.