casamento pé na areia, Casamentos, Casamentos na Praia

Como se casar na praia de forma sustentável?

Cada vez mais, os noivos se conscientizam com o impacto que podemos causar no meio ambiente. E isso não é diferente quanto o assunto é casar na praia ou mesmo em uma viagem.

Por isso, uma grande tendência é o casamento na praia sustentável (ou beach ecowedding, em inglês). Esse formato de casamento prioriza a redução da geração de resíduos, poluição e lixo antes, durante e depois do evento. Tudo isso, é claro, sem perder o charme, a beleza e os encantos desse momento tão esperado pelo casal e seus familiares.

Casar na praia pode ser sustentável e estamos aqui para provar! Siga com a gente!

Casar na praia e o ecossistema

Que a praia é um lugar paradisíaco, todos sabemos. Sombra, calor, água fresca, aquele clima gostoso de férias e o cenário estonteante do mar. Toda essa beleza e imponência, porém, fazem parte de um ecossistema que, se desbalanceado, ficará fragilizado.

Por conta disso, quem opta por casar na praia de forma sustentável contribui para que esse paraíso continue vivo e exuberante. Os noivos usufruem do que a natureza tem para oferecer e, em troca, preservam a fauna e a flora local.

Como realizar o seu casamento de forma sustentável?

Se você vai se casar na praia reduzindo os impactos ambientais, há diversas dicas simples que você poderá seguir. A primeira e mais básica delas é priorizar a contratação de fornecedores locais para trabalharem no seu casamento.

Na cidade escolhida por você provavelmente haverá um grande número de fornecedores (buffet, fotógrafo, cerimonialista, decorador, etc) especializados em casamento na praia. Afinal de contas, o cenário tem as suas peculiaridades e alguém especializado tende a te orientar ou realizar um serviço mais de acordo com o que você deseja.

Agora falando da parte ambiental, contratar fornecedores locais causará um impacto menor ao meio ambiente. Afinal, a locomoção necessária reduz bastante. Em outras palavras, isso significa menos poluentes sendo gerados, como, por exemplo, a queima de combustíveis fósseis para se deslocar de carro.

Outro ponto não menos importante é que fornecedores locais também vão adquirir produtos locais. Isso faz com que a economia da cidade se aqueça, especialmente aqueles que trabalham com produtos ecologicamente corretos. Para isso, é claro, é necessário que o casal contrate fornecedores com essa preocupação.

Os 3 R’s da sustentabilidade

Não há como pensar em diminuir impactos ambientais sem passar pelos três famosos R’s da ecologia: reduzir, reutilizar e reciclar. 

Reduzir, por exemplo, é evitar e racionalizar, sempre considerando que menos é mais. Deixar de consumir algo causa menos impacto do que consumir e depois reciclar. Planeje os gastos de seu casamento para evitar desperdícios em todos os sentidos.

Para reutilizar produtos, existem duas maneiras principais. A primeira é escolher itens que se possa usar depois da festa de casamento, da mesma maneira ou de forma diferente, sem precisar descartar no lixo. A segunda maneira é optar por itens já feitos com produtos reciclados, colaborando com o ciclo da reutilização e reciclagem.

Agora, quando o assunto é reciclagem, isso envolve técnicas químicas específicas, e impacta sobre os resíduos que você não vai conseguir reduzir nem reutilizar. Também faz parte pedir aos fornecedores envolvidos para separarem o lixo orgânico dos resíduos recicláveis. Isso é especialmente importante por se tratar de um casamento na praia, já que, como falamos acima, este é um ambiente com um ecossistema bastante sensível. Informe-se sempre com seu fornecedor sobre o que é e o que não é reciclável.

Casamentos durante o dia reduzem o consumo de energia

Escolher um local aberto e realizar a cerimônia e festa durante o dia é a melhor opção para quem quer apostar em um evento com menos impactos ambientais. Assim, é possível aproveitar ao máximo a luz natural, economizando energia e aumentando o espaço para que os convidados se sintam mais livres e à vontade. Caso necessite de iluminação extra, velas em recipientes de vidros, por exemplo, podem ser uma boa pedida.

Alimentos locais para a sua festa

Como você sabe, quando o assunto é sustentabilidade, todas as escolhas importam. Isso também é verdade para o cardápio. Para reduzir ainda mais o impacto ambiental, opte por opções de alimentos que sejam produzidos localmente.

O princípio é o mesmo de quando sugerimos a contratação de fornecedores locais: menos poluentes gerados por conta da locomoção. Portanto, como a festa será realizada na praia, priorize frutos do mar e outros alimentos naturais daquela região.

Além disso, cardápio com itens orgânicos e saudáveis para servir aos convidados estão se tornando uma grande tendência, já que combinam e muito com o estilo sustentável.

Depois da festa, doe itens que você não vai mais usar

 É interessante também você pensar no pós-festa. Por exemplo: se antes as flores iam para o lixo, agora podem ser doadas para outros locais ou até mesmo transplantá-las para jardins. O mesmo vale para outros itens de decoração.

Por falar em decoração, priorize enfeites ecologicamente corretos feitos com materiais recicláveis, utilizando matérias-primas como barro, pedras e madeira de demolição, entregam um ar ainda mais rústico e charmoso ao ambiente, de maneira simples e elegante.

Dê um toque personalizado ao seu casamento na praia sustentável

Além destes tópicos, que são fundamentais para um casamento na praia verdadeiramente sustentável, você pode incrementar suas próprias ideias ao projeto e trazer ainda mais originalidade e consciência ambiental à sua celebração. Então, se tiver alguma dúvida ou precisar de sugestões, entre em contato com a Juqy Beach House. Afinal, transformar a data mais importante de sua vida na festa dos seus sonhos é o que fazemos de melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *