Oficializar a relação é um dos principais desejos de todo casal apaixonado. Porém, assim como cada pessoa e cada casal tem personalidades e histórias únicas, a forma como eles desejam tornar esse sonho realidade também varia. Um modelo cada vez mais procurado hoje em dia é o chamado mini wedding, um formato de casamento mais intimista e que preza pela proximidade entre noivos e convidados durante o evento, tornando o clima mais aconchegante e familiar.
Se o seu sonho se enquadra nesse formato, então este texto é para você. Aqui você vai entender melhor o que é o mini wedding , bem como suas vantagens e formas de realizá-lo.
Quais são as diferenças de um mini wedding em relação a outros estilos de casamento?
Quando se trata de um mini wedding, todas as principais diferenças em relação a outros estilos de casamento gira em torno de tamanhos e quantidades. A primeira delas é em relação ao número de convidados. No geral, em um casamento mini wedding o número de convidados gira em torno de 100. Isso torna o ambiente bem mais acolhedor, de modo que os noivos conseguem interagir com todos durante a festa, muito diferente do que ocorre em casamentos maiores.
Por isso também, não é necessário que o espaço da festa seja de proporções monumentais. No mini wedding, a necessidade de espaço dá lugar à preocupação com o conforto e bem estar dos noivos e convidados. Este tipo de evento gera a sensação acolhedora de estar em jantar com amigos e familiares queridos. Por isso, a conversa no ambiente se torna mais fluida e o clima mais leve e acolhedor.
As vantagens do mini wedding
São muitas as vantagens de um mini wedding. Uma delas é uma maior liberdade em relação ao orçamento. Por ter um número de convidados mais reduzido, os noivos podem optar por mais qualidade nos serviços prestados durante o evento, como nos convites, decoração, buffet, bar, fotografia e os serviços em geral. Isso torna toda a experiência dos noivos e dos convidados ainda mais significativa.
Com um número menor de convidados, é possível elaborar também lembrancinhas personalizadas, que destaquem a importância da presença na vida dos noivos de cada um dos convidados.
Menos preocupações durante a festa
Outra vantagem de ser uma festa mais íntima é que, no mini wedding, os noivos podem ficar mais tranquilos. As preocupações diminuem, já que não será preciso checar se a comida e as bebidas, por exemplo, estão sendo servidas em todas as mesas. Tudo acaba ficando visível e fácil de resolver, ainda mais quando se conta com uma assessoria especializada em casamentos para gerenciar esses detalhes.
Mais opções de espaço para realizar a festa
Até mesmo em relação ao espaço da realização da festa o mini wedding sai com vantagem. Isso porque não existe a necessidade de alugar um espaço que comporte muita gente, facilitando muito a sua busca por locais para realizar a festa.
Isso permite, por exemplo, a realização da festa em áreas mais inusitadas, como em jardins e a céu aberto. Isso, claro, não impede que os noivos optem por um local mais usual, como os próprios salões de festas. Afinal, o mini wedding não é um impedimento para nenhum dos desejos do casal. Ao contrário, ele oferece ainda mais opções para que o sonho dos noivos seja realizado em seu máximo.
Decoração com a cara do casal
Como percebe, um dos grandes pontos positivos do mini wedding é a possibilidade de personalização que ele oferece. Isso não é diferente quando o assunto é decoração. Ela pode ter mais a cara do casal, abrindo a possibilidade, inclusive, de ser temática, com itens que representem a história e os gostos dos noivos. As possibilidades não param por aí: é possível realizar tudo o que o desejo e a criatividade do casal permitirem nesse tipo de casamento. Parte das cadeiras, por exemplo, pode ser substituída por sofás ou assentos mais confortáveis.
Portanto, para realizar um mini wedding, o mais importante de tudo é tornar esse grande momento do casal em algo único, fazendo com que os convidados e – é claro – os próprios noivos se lembrem desse dia como um dia perfeito. Perfeito como todo casamento deve ser!
E aí? Já está preparada para lançar o seu buquê?