Independente do país, da cultura, de quanto tempo o casal está junto, do tamanho da festa e do número de convidados, uma coisa é certa: os noivos se planejam para que o casamento seja, no mínimo, perfeito. E isso, obviamente, não é diferente quando se trata de um mini wedding.
Se realizar um mini wedding está nos seus planos, nós vamos contar para você alguns segredos para que o seu casamento seja inesquecível. Está preparada? Então siga aqui com a gente e confira essas dicas valiosas!
Não tem certeza do que é mini wedding?
Entretanto, se você chegou aqui e não sabe ao certo o que é um mini wedding, não se preocupe! Nós vamos explicar tudo! Traduzindo de forma literal, mini wedding significa pequeno casamento ou mini casamento. Em outras palavras, é uma festa de casamento mais intimista e com um número mais restrito de convites.
Transformando isso em números, o máximo de convidados de um mini wedding é, geralmente, de 100 (cem) pessoas, podendo chegar a uma quantidade ainda menor, como 80, 50 ou até 30. Se você é daquelas pessoas que não gosta muito de grandes festas, procura curtir os momentos especiais de sua vida apenas com pessoas mais próximas ou que quer realizar um casamento mais personalizado, então o mini wedding pode se adequar bem ao que você procura.
As vantagens de realizar um mini wedding
Motivos para se realizar um mini wedding não faltam e variam de casal para casal. Apesar disso, o orçamento mais enxuto e o sonho de realizar uma festa de casamento mais intimista acabam sempre sendo dois dos principais fatores.
Orçamento mais enxuto, porém, não significa menos zelo e cuidado quando o assunto é um mini wedding. Isso porque, como o número de convidados é bem menor do que o de outros tipos de casamentos, os noivos conseguem economizar no montante total e, ainda assim, gastar mais e melhor por número de convidados, tornando dessa forma a sua experiência e a de seus familiares e amigos mais próximos um momento inesquecível.
Afinal, no mini wedding os noivos conseguem dar a atenção devida a todos os presentes, criar convites mais personalizados e transformar o casamento em algo intimista e acolhedor.
Vamos falar sobre a lista de convidados?
A lista de convidados é um desafio em qualquer tipo de casamento, e o mini wedding pode torná-la ainda mais complicada. Afinal, quando a notícia de que você irá casar começa a repercutir, até aquele seu primo distante que você não vê desde sua infância pensa que receberá o convite. Além disso, pode começar a surgir pressão mesmo dentro de sua casa, com seus pais ou sogros questionando os motivos dessa opção.
A dica principal é: não se desespere e seja sempre honesto com todos. Informe que a festa será para poucos convidados e que serão chamados apenas os mais próximos. Os amigos e familiares que realmente amam vocês irão entender e respeitar a escolha do casal e, acima de tudo, torcer sempre para a sua felicidade!
Já para a definição da lista, o mais importante é considerar a proximidade e amizade que vocês têm com as pessoas, seja individualmente ou mesmo do casal. Quanto à família, foque naqueles que realmente têm importância na trajetória de vocês. Superado o desafio da lista de convidados, o seu mini wedding tem tudo para ser um sucesso.
Orçamento do mini wedding
Estabelecida a quantidade dos convidados, chegou a hora de definir o orçamento, que está relacionado diretamente ao estilo do casamento escolhido pelos noivos. Você pode escolher entre inúmeros estilos: praiano, rústico ou luxuoso, e em períodos diurno, vespertino ou noturno. Isso, é claro, são só alguns exemplos, mas o que vai definir mesmo é a vontade e a criatividade do casal. Vale destacar que em um mini wedding não tem certo ou errado. Tudo pode acontecer, desde que esteja dentro do sonho dos noivos.
Depois de escolher as opções, você deve orçar todos os serviços e ver se há algo que deverá ser cortado ou incluído. E não se esqueça de colocar tudo na ponta do lápis para que seu orçamento fique sempre no seu controle.
Organização do mini wedding
Ainda que seja um casamento com uma quantidade reduzida de convidados, isso não significa que a sua organização seja menos complexa. Afinal, você terá que checar, orçar e contratar o espaço, o celebrante, os músicos, banda e/ou DJ, os pratos, decorações, doces, bolo, maquiagem, roupas e todos os outros itens. Igualzinho em um casamento maior.
Por conta disso, uma saída interessante é a contratação de uma assessoria de casamento especializada na realização de mini weddings. Com o auxílio de uma empresa que tenha esse conhecimento específico, os noivos não precisarão se preocupar tanto com a parte burocrática e usar a sua energia para outros detalhes, tornando esse processo mais gostoso e menos estressante.
Com todas essas dicas, a certeza é a de viver o melhor momento de suas vidas. E aí, já está preparada para o dia do “sim”?